Maior apreensão de sempre em Portugal detecta 130 pinturas falsificadas

25-10-2010 17:00

Cerca de 130 quadros presumivelmente falsos e assinados por grandes nomes da pintura mundial como Leonardo da Vinci, Kandinsky, Picasso, Modigliani, Miró, Chagall, Matisse, Monet e Vieira da Silva, foram apreendidos pela Policia Judiciária numa operação intitulada “Caverna do Tesouro”.

Segundo a PJ, esta apreensão, através da Directoria de Lisboa e Vale do Tejo, é a maior de sempre efectuada em Portugal e uma das maiores da Europa, reforçando os indícios que apontam para a utilização do país nas grandes rotas internacionais de falsificação de pintura.
As obras estavam na posse de uma cidadã estrangeira e foram apreendidas na sequência de uma busca domiciliária à sua residência nos arredores de Lisboa, onde foram também encontrados e apreendidos alguns certificados que visavam atestar falsamente a autenticidade dos trabalhos.
A suspeita, adianta a PJ em comunicado, foi detida em flagrante delito e presente ao tribunal competente, tendo ficado sujeita a apresentações periódicas no posto policial da sua área de residência, proibida de se ausentar do país e ao pagamento de uma caução.

 

Fonte.