Nova estrada entre Oleiros e a Sertã em 2011
A nova estrada entre Oleiros e Sertã poderá entrar em obras em Abril do próximo ano.
O anúncio daquela data foi transmitido aos Presidentes das Câmaras de Oleiros e da Sertã, José Marques e José Farinha, respectivamente. Com este passo, a Ascendi pretende antecipar o início da construção da estrada entre Oleiros e a Sertã.
Na primeira reunião, mantida este mês com as autarquias e a equipa projectista da obra, foi sublinhado que a intenção é que os trabalhos se iniciem até Abril de 2011. “À medida que as autarquias recebam as propostas do local definitivo do traçado, deverão pronunciar-se rapidamente, para que a obra avance”, explicou José Marques.
A Ascendi quer ter a obra terminada no primeiro trimestre de 2013. A nova ligação terá um perfil de itinerário complementar (IC), tendo vias destinadas aos veículos pesados nas subidas e descidas mais acentuadas.
A construção daquela via faz parte do pacote da Concessão de Estradas ganha pela Ascendi, do grupo Mota Engil, e é uma das obras que tem sido reclamada pelos dois concelhos. Durante a reunião foi ainda anunciado pelos projectistas que é sua intenção eliminar algumas rotundas previstas inicialmente, introduzindo na sua vez cruzamentos.
Com a construção daquela estrada fica a faltar, no entender de José Marques, uma ligação condigna à Castelo Branco. Recorde-se que já este verão foi inaugurada pelo Primeiro Ministro, José Sócrates, e pelo Ministro das Obras Públicas, ligação entre a Isna de Oleiros e o Pontão do Laranjeiro (IC8). Uma via rápida com uma extensão de mais de 14 quilómetros, que tem início junto de Isna, concelho de Oleiros e termina junto do Nó de ligação a Proença-a-Nova, nas imediações do IC8. Com a nova EN 351, o tempo médio do percurso entre Oleiros e Proença-a-Nova fica reduzido para metade.