Festival Boom recebe prémio mundial
A organização do Festival Boom, que decorreu em Agosto no concelho de Idanha-a-Nova, voltou a conquistar o prémio Greener Festival Award e o prémio de mérito Outstanding, atribuído pela mesma organização.
Os prémios Greener Festival são atribuídos por uma organização inglesa cujo júri avalia vários festivais que decorrem em diversos países do mundo. Nesta avaliação são tidos em conta aspectos como o uso da água, saneamento, emissões de CO2 para a atmosfera, utilização do transporte público ou consumo de energia.
O júri que avaliou o Boom destacou ainda aspectos como as construções ecológicas com bambu, barro, cana, adobe ou materiais reciclados “numa escala que não existe em mais nenhum lugar no mundo”, afirmou Aylin Mc Namara, da ONG Greener Festival, que avaliou o festival português.
Outro aspecto que impressionou o júri foi a utilização de casas de banho compostáveis que dispensam o uso de água ou o facto de a organização do Boom conseguir montar um sistema de tratamento e reaproveitamento da água consumida.
O Boom Festival decorreu entre os dias 18 a 26 de Agosto e atraiu cerca de 20 mil pessoas de 70 países.