Encontro Ibérico do Azeite
Abrantes foi palco do evento 'Encontro Ibérico do Azeite', nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro, que incluiu a realização de um simpósio técnico que juntou cerca de 200 profissionais e académicos luso-espanhóis, que debateram o sector.
No encerramento dos trabalhos, em cerimónia presidida pelo Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Lacão, a Presidente da Câmara afirmou que terminado o Encontro, Abrantes vai continuar a afirmar-se na fileira do azeite "para atestar a centralidade, o potencial e a tradição". Recordando que este é um sector muito importante para o concelho, Maria do Céu Albuquerque referiu-se “à nova geração de produtores locais que procura a inovação e desenvolvimento tecnológico”.
Presente no primeiro dia dos trabalhos, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, afirmou que a fileira do azeite assume uma "importância estratégica vital" no contexto turístico nacional e defendeu um trabalho conjunto entre os olivicultores e a realidade gastronómica nacional para ganhos de escala e oferta qualitativa, em termos turísticos.
O certame inclui ainda o Fórum do Azeite, realizado no pavilhão da antiga rodoviária. Dirigido ao público em geral, centrou-se em iniciativas que abordaram as várias vertentes de utilização do azeite, desde a gastronomia, passando pela saúde, cosmética e turismo. Exposições interativas, um espaço de olivoterapia e um spa do azeite, exposição e venda de produtos cosméticos elaborados com azeite e workshops de iniciação à prova do azeite, de produção de sabão com azeite usado e de bombons de chocolate com recheio de azeite dinamizam o Fórum.